Com baixa procura por biometria, TRE prevê cancelamento de quase 80 mil títulos em Juazeiro

O número de eleitores que ainda não se submeteram à biometria em Juazeiro segue bem abaixo do esperado, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Dos 149.833 mil eleitores da cidade, apenas 70.612 (47,13%) fizeram o recadastramento. Isso significa que 79.221 cidadãos ainda podem ter seus títulos cancelados, caso não realizem o procedimento.

O eleitor de Juazeiro que ainda não realizou o recadastramento biométrico precisa se dirigir ao Fórum Eleitoral, localizado na Rua dos Bandeirantes, s/nº, Bairro João XXIII, ou ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), localizado no Juá Garden Shopping.

Em Juazeiro, o atendimento no Fórum Eleitoral é feito por ordem de chegada (distribuição de senhas). Por dia são atendidos, em média, 750 eleitores, mas o local tem capacidade para atender ainda mais. O funcionamento do fórum é de segunda a sexta, das 7h às 18h. Já no SAC o atendimento pode ser agendado através do site do órgão.

Prazo

Apesar do prazo para a realização do serviço ser até 31 de janeiro de 2018, o TRE-BA alerta para que os eleitores compareçam aos postos de atendimento e cartórios eleitorais até o próximo dia 19 de dezembro, quando o Judiciário entrará em recesso (Lei 5.010, de 30 de maio de 1966). Aqueles que não atenderem ao chamado terão seus títulos cancelados.

Uma vez que os eleitores da sede não estão comparecendo para o recadastramento, o cartório eleitoral de Juazeiro alerta às empresas da cidade que se organizem para liberar seus empregados o quanto antes para realização da biometria. Hoje perderão uma manhã ou uma tarde para o procedimento. Se deixarem para depois, certamente um dia inteiro ou mais! Trata-se de convocação, portanto o procedimento é obrigatório para todos os eleitores”, alerta a Justiça Eleitoral baiana.

Atestado

Vale lembrar que o eleitor que precisar se ausentar do serviço para realizar o recadastramento biométrico não poderá ter descontado seu salário. É o que garante o TRE-BA. O órgão esclarece também que, ao cidadão que for aos postos ou cartórios da Justiça Eleitoral para realização do procedimento, será fornecido atestado de comparecimento.

O eleitor que não fizer a biometria poderá sofrer restrições no CPF, perder benefícios de programas sociais como o Bolsa Família, deixar de obter matrículas em instituições de ensino, ser impedido de tomar posse em cargo público, deixar de obter ou renovar passaportes, entre outros contratempos. Para realizar o atendimento, o cidadão precisa apresentar um documento original com foto e comprovante de residência atualizado (emitido há, no máximo, três meses). Dúvidas e informações podem ser obtidas por meio dos números (74) 3611-5505 ou (74) 3611-5219.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2017 Rádio Cidade – AM 870