Pesca em Sobradinho e Juazeiro cai devido a resfriamento de água no Rio São Francisco

Pescadores dos municípios de Sobradinho e Juazeiro, no norte da Bahia, têm sofrido com a baixa na produção. Segundo o programa Bahia Rural (TV Bahia) do domingo (22), além dos problemas ambientais já conhecidos no Rio São Francisco, a temperatura da água neste período, mais baixa que a média do ano, faz com que diminua a produção.

Segundo Adolfo Pinheiro, vice-presidente da Colônia de Pescadores de Sobradinho, em épocas normais cada pescador tira em média de 10 a 15 kg por dia. Atualmente eles conseguem apenas a produção para consumo deles no mesmo dia.

Em torno de 1,2 mil pescadores são afetados em Sobradinho. Conforme a bióloga Mary Ann Saraiva, nesta época os peixes buscam águas mais profundas, próximas a pedras, para se aquecer, o que diminui a presença dos animais na superfície. Saraiva ainda explica que com a água fria toda a fisiologia do peixe fica limitada, o que inclui a reprodução.

(Fontes: TV Bahia e Bahia Notícias)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2019 Rádio Cidade – AM 870